quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Missão Holistica e Integral da Igreja

“... ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado.” (Mt 28:20a).
“... Aprendemos para ensinar. E quando ensinamos, aprendemos. Você só pode ensinar se você aprendeu antes. E quanto mais você procura transmitir, mas você cresce” (Rev. Guilhermino Cunha).

A visão de um ministério integral da Igreja, conforme o próprio Senhor da Igreja ensinou, passa por: 
-> 1º. ADORAÇÃO (proskineus = Homenagem) "Adoração é a jóia perdida da Igreja Evangélica!" (A.W.Tozer) em espírito e em verdade (João 4:23-24), o culto (latreu = culto) que agrada a Deus.

-> . Passa pelo ministério da EVANGELIZAÇÃO: Em grego, o verbo é utilizado para resumir a expressão «anunciar boas notícias»: alguém que é «evangelizado» é, basicamente, alguém a quem «foi dado a conhecer». Pode ser usado para anunciar um nascimento, um armistício ou um novo líder. Não tem, por si só, um significado religioso. No entanto, e apesar de ser quase um lugar- comum, foi esta a palavra escolhida pelos cristãos para descrever o aspecto mais precioso da sua fé: o anúncio da ressurreição de Cristo.

-> 3º. MISSÃO: "missão" e "evangelização" não são sinônimos, no entanto estão indissoluvelmente unidos na teologia e na prática. A missão é mais ampla que a evangelização. Missão significa a tarefa global que Deus confiou à Igreja para salvar o mundo: a Igreja é enviada ao mundo para amar, servir, pregar, ensinar, curar, libertar. "Evangelização é missão, mas a missão não é somente evangelização" (Moltmann). Fazer discípulos, pregar o evangelho (1º Tm 4:2), fazer missões urbanas e missões rurais, missões dentro e fora da cidade, do estado, dentro e fora do País. Paul Tillich tem razão ao dizer que “Toda vez que membros da igreja se encontram com aqueles que estão fora da igreja, são missionários da igreja, voluntaria ou involuntariamente. Seu próprio ser é missionário”. Daí vem a grande verdade: O crente que não evangeliza é evangelizado. O crente que não é um missionário, é um campo missionário. O crente que não investe em sua igreja, outras igrejas investem nele. Quem não trabalha dá trabalho.

-> 4º. Passa também pelo ENSINO = didaquê “A doutrina dos apóstolos”. “Sempre que os cristão perdem a sua confiança na Bíblia, eles também perdem o zelo pelo evangelismo. Inversamente, sempre que estão convencidos sobre a Bíblia, estão determinados sobre o evangelismo.” “Dizer “Esqueça a doutrina, vamos evangelizar” é tão ridículo quanto uma equipe de futebol que diz: “Esqueça a bola, vamos continuar o jogo”. (Peter Lewis) O sincretismo religiosos que entrou na Igreja solapando o culto genuíno é resultado de uma liderança fraca com um ensino fraco ou da ausência de doutrina. (At 2:42). Como alguém pode ensinar se nada aprendeu? Esse é um principio ‘a fortiori ratione’. A visão de um ministério integral passa também pela educação, instrução. (Não há nada mais temível do que a ignorância em atividade. 

-> Se você acha caro a educação é porque não sabe o preço da ignorância! 
“Se conhecimento pode trazer problemas, não é sendo ignorante que podemos solucioná-los” (Issac Assimov).Tanto a educação acadêmica, como a educação cristã, teológica. 5º. E passa pela AÇÃO SOCIAL –Koinonia – Comunhão. 
O exercício da caridade cristã! Aqui se constata o maior e mais grave pecado de omissão da igreja – contrariando a pedagogia de ensino e ministério de Jesus. Mat. 9:35-38; 25:31-46 – principalmente pela natureza financeira da Igreja nos dias atuais. Hoje, a Igreja não está mais nas condições de Atos 3:6, pelo contrário: ela tem prata e muito ouro. É o amor encarnado. Ortodoxia e piedade. A fé vivida (Ver. Tg 4:17). Observa-se que os crentes primitivos conforme em Atos 2:42-47, sentiam prazer na convivência espiritual dos irmãos. O versículo 44 diz que eles estavam sempre junto. Essa Igreja tinha uma visão de equipe – ela não trabalhava sozinha. Enquanto juntos somos forte. Separados somos fracos. Nós precisamos estar mais juntos. A igreja passa a ter esse modelo de atos, quando ela passa a ser povo. Nós decidimos a forma de viver como igreja. Nós podemos iniciar uma proposta de mudança, de transformação a partir de nós. Precisamos amar as pessoas que trafegam por nossas vidas! Com o passar do tempo nós temos perdido essa importante e não menos urgente dimensão! A Igreja tem a missão mais nobre da terra: 1º ela é a única agencia credenciada por Cristo para preparar e conduzir o homem para o céu nos méritos de Cristo (Mt 16:19). 2º a Igreja tem a missão nobre da humanização. Ele humaniza (At 2:42-47). 

“As grandes verdades da revelação e o estudo das doutrinas mais difíceis da Bíblia têm ocupado a minha atenção e despertado profundo interesse, mas tenho negligenciado excessivamente o cultivo do coração e de uma piedade pessoal e vital”. “Quanta verdade especulativa eu aceito, que não exerce qualquer influência controladora em meus princípios e motivos”(Ashbel Green Simonton).
Será que realmente nos comovemos com a realidade? Realidade esta que conhecemos? Na sua agenda há espaço para receber aqueles que estão sofrendo? “Quando você toma conhecimento de um problema, se torna responsável diante de Deus pela solução desse problema.

Se você não está interessado em ajudar, não faça perguntas. O irmão André diz que quando você pergunta sobre determinada necessidade, vai acabar descobrindo que está sendo chamado para atender a essa necessidade”. Tudo que exige de nós uma ação cristã, e simplesmente recuamos por causa de nossos interesses pessoais e às vezes egoístas, é pecado.


“A falta de pão na mesa do pobre pode ser denúncia de falta de espiritualidade no altar dos cristãos.” (Carlos Queiroz).

Em pouco tempo, em todo o mundo, pelo menos mais 100 milhões de pessoas vão estar passando fome, juntando-se aos já pelo menos 845 milhões de famintos que vivem nas favelas das cidades ou nas beiras de estradas esperando algum serviço semi-escravo numa plantação de cana ou fazenda de gado ou mina de diamante.Mais de 7 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem de fome anualmente, ou de causas relacionadas a ela.
E milhares de outras vivem sem alimentação suficiente, o que prejudica seu crescimento físico e seu desenvolvimento intelectual. É uma situação sobre a qual devemos refletir. O que estamos fazendo, como indivíduos, como discípulos de Jesus Cristo para reverter ou até mesmo para minimizar essa situação?



Me sinto totalmente triste e incapacitado diante de tudo isso, pois não tenho poder para mudar essa situação, por isso estou fazendo essa pequena e inútil parte, pois nada do que eu escrever aqui vai mudar o que está acontecendo, mas se alguém com poder político, social ou qualquer coisa pudesse ler meus artigos ou muitos outros que existem por aí, e vissem de perto tudo isso, e fizesse alguma coisa, mas na prática mesmo, talvez conseguíssemos mudar tudo isso e dar um fim nesse problema ou pelo menos amenizaria a dor de muitos.

Se tem algo que empobrece a vida cristã em nossos dias, é a falta de piedade! (Tg 2:15-16).Vivemos um tempo de muitos ‘levitas’ e ‘sacerdotes’ e poucos ‘samaritanos’ (Lc 10:30-37). Na Bíblia aprendemos que Deus é um Deus que se alegra em ter misericórdia. Examinemos cuidadosamente 1ª Corintios 13:1-7. Nada existe, não importa quão maravilhoso ou extraordinário possa ser, que não é arruinado, pelo prisma de Deus, pela ausência do AMOR...O extraordinário...Se exercitadas sem AMOR, tudo que se produz será somente barulho e um som vazio. Se o AMOR estiver ausente, não há nada de substância nem de valor duradouro.Pois, sem o AMOR, a mais bela de todas as virtudes não passa de mera aparência, um ruído vazio de significação, não mais digna que a moinha; em suma, não passa de algo grosseiro e ofensivo."Não fiz o melhor, mas fiz tudo para que o melhor fosse feito. Não sou o que deveria ser, mas não sou o que era antes" (Martin Luther King)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Simples & Prático



O projeto ‘Macedônia’ é uma proposta missionária que visa ortodoxia e ortopraxia. Excelência e relevância. Missão Holistica da Igreja nos padrões bíblicos e práticos do Novo Testamento, tendo como arquétipo exemplar o próprio Senhor Jesus Cristo.

Foi desenvolvido a partir da consciência e reconhecimento de alguns fatores relevantes e inquestionáveis da perspectiva bíblica e da consciência cristã:

1º. A salvação nos méritos de Jesus Cristo (O que Jesus significa ou representa para sua vida? (Ver livreto publicado: “Uma Mulher chamada Blandina”.)

2ª. A Ordem soberana, inarredável e inadiável do Mestre Jesus ao nos dizer: “Ide (indo) por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. (Mc 16:15). Essas palavras sacrossantas de Jesus devem latejar e incomodar o coração de todos os discípulos de Cristo.

3º. Pela nobreza da missão: “Quão formoso são os pés dos que anunciam cousas boas” (Rm 10:16b).

4º. Por juntar o que foi separado: Ortodoxia e Piedade (Mateus 25:31-46; Tiago 2:14-26). Uma proposta rumo a recuperação da perspectiva bíblica segundo a qual não basta falar do amor de Deus em Cristo Jesus: é preciso vivê-lo e demonstrá-lo em termos de serviço - Compaixão – solidariedade.

5º. Restabelecer Comunicação: levar informação e melhorar a comunicação entre irmãos e igreja, de forma que possam enxergar com os olhos da alma as necessidades reais e extremas existentes em igrejas, campos missionários e irmãos em diferentes partes dessa grande nação – mas principalmente no Nordeste.

O Projeto Macedônia viajou pelo País e palmeou o Nordeste. Igrejas, Congregações, Campos Missionários, Famílias e pessoas de todas as idades, classes sociais, culturais e religiosas foram e continuam sendo alcançadas com a Palavra de Deus e assistidas com ação social.


Deixa-te parecer com os irmãos Macedônios! “Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. E não somente fizeram como nós esperávamos mas também deram-se a si mesmo primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus”. (2ª Corintios 8:3-5). Coopere: Êxodo 25:1,2.

O Projeto Macedônia tem contado com parcerias fortes: Presbitério de Japeri (PRJP – onde o Rev. Misael é membro do referido Concílio, coordenador do Projeto, Secretário de Evangelização e Missão), este Concílio tem abraço essa causa juntamente com as igrejas jurisdicionadas.

Outras parcerias fortes na obra missionária e evangelizadora: 1ª Igreja Presbiteriana de Nilópolis: Conselho, pastores, Departamento de Missões, departamentos internos, Junta Diaconal e muitos irmãos membros desta igreja de coração missionário. 

As Igrejas de Volta Redonda (Central e 9ª de Volta Redonda) – no Sul Fluminense em um trabalho de divulgação e conscientização dos irmãos: Eli e Célia Queiroz, tem produzido significantes resultados para a glória de Deus.
A Igreja Presbiteriana de Engenheiro pedreira também têm contribuído com doações de Bíblias.

Realizações do ‘Projeto Macedônia’ em 2008/2009/2010.

Com o trabalho voluntário de parceria com: Presbitério de Japeri e igrejas jurisdicionadas ð 1ª Igreja Presbiteriana de Nilópolis ð Central e 9ª de Volta Redonda > I.P. São Roque ð Confederação Sinodal de SAF’sð Federação de SAF’s de Queimados ð Confederação Sinodal de SAF’sð Federação de UPH’ de Mesquita e muitos outros irmãos (Lucas 8:1-3). 

Mais de 9.800 peças de roupas & calçados... E outras doações inclusive instrumentos musicais & eletrodomésticos em diversos lugares e Estados...
Foram distribuídas gratuitamente e criteriosamente 2.180 (Duas Mil Cento e Oitenta) Bíblias e 107 Novos Testamentos – Sendo 700 Bíblias históricas do sesquicentenário (150 anos) da Igreja Presbiteriana do Brasil entre o Rio de Janeiro e o Ceará (7.000 Km). Versão da Bíblia Histórica da IPB foram distribuídas em todos os postos das Policias Rodoviária Federal e Estaduais nos dois sentidos das Rodovias 116/101 e BR O20 entre o Rio de Janeiro e o Ceará. Foram agraciadas também pessoas de todas as idades classes sociais...
4.500 livretos publicados e distribuídos como uma forma de angariar fundos para o projeto. 7.000 folhetos personalizados e próprios para o projeto missionário.


Você também pode fazer parte dessa ação missionária. Você não tem que está lá para está presente. Para isso, Faça a doação de uma Bíblia ou o valor correspondente, de algo em boas condições de uso que você não precisa. Dessa forma simples e pratica, você estará ajudando muitos irmãos em situações criticas, fazendo missões em divulgar a Palavra de Deus e exercitando a pratica do amor.
Deixa-te parecer com os irmãos Macedônios! “Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. E não somente fizeram como nós esperávamos mas também deram-se a si mesmo primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus”. (2 Corintios 8:3-5).

Projeto Macedônia no Jornal Brasil Presbiteriano